terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividade 1.5 Proposta de Projetos

Cursistas este espaço foi criado para as atividades do titulo acima.

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  1. PROPOSTA DE PROJETO PARTE I
    1. IDENTIFICAÇÃO

    Nome do cursista: Angelita, Cledir, Jucemara, Maria Terezinha, Talita
    Nome da Escola: EEB Conêgo João Reitz Local: Santa Rosa do Sul / SC
    Séries: 4º ano e 6ª série N° de alunos: 36
    Professores envolvidos: Ana Patrícia, Fernanda, Priscila, Marcos, Marília, Gisele, Angelita, Cledir, Maria Terezinha, Jucemara e Talita.


    2. PROBLEMÁTICA

    Como ensinar alunos de 4º ano e 6ª série a fiscalizar os impostos que pagamos, através dos meios tecnológicos.

    3. JUSTIFICATIVA

    A população humana cresceu descontroladamente nos últimos tempos. Com este crescimento surgiu o avanço tecnológico, aumentaram os problemas sociais, políticos, econômicos e pessoais.
    Para que os governantes possam acompanhar e administrar o desenvolvimento mundial, nacional, estadual e regional, foram criados inúmeros tipos de impostos que são cobrados diariamente de cada cidadão contemporâneo. Muitas vezes, tais tributos são descontados tão sutilmente em todos os produtos que consumimos que não nos damos conta de que este processo de cobrança faz parte da nossa sobrevivência no Planeta Terra.
    Cada vez mais temos a certeza de que precisamos obter informações referentes as taxas que são cobradas. Para isso se faz necessário um projeto que envolva a Educação Fiscal e os meios tecnológicos, para aprimorar o conhecimento sobre o assunto.
    Os aspectos acima citados justificam o presente projeto.

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  2. PROPOSTE DE PROJETOS PARTE II

    4. OBJETIVOS

    4.1 Objetivos Gerais:
    • Conhecer através da internet ( sites de pesquisa) os principais impostos que pagamos;
    • Promover no ambiente escolar a Educação Fiscal, todos a contribuir e ter acesso aos bens públicos, cuidando, preservando e fiscalizando;
    • Desenvolver no aluno o censo critico, levando-o ao desejo de transformar-se em um futuro fiscalizador de impostos, conscientizando-o de seus direitos e deveres;

    4.2 Objetivos Específicos:
    • Analisar textos informativos diversificados voltados para a fiscalização, comparando-os e verificando as verdades e inverdades que podem constar neles (jornais, revistas, emails, internet...);
    • Fiscalizar atitudes adequadas e inadequadas em relação ao desperdício, tanto no meio ambiente familiar como no escolar em que vive;
    • Ter conhecimento da existência de direitos e deveres para viver bem em sociedade;
    • Exercitar constantemente princípios éticos que conduzam a real cidadania;
    • Analisar situações que levem a percepção da influência dos meios de comunicação para que sejamos consumistas;
    • Disponibilizar conhecimentos básicos para a compreensão dos mecanismos de arrecadação dos impostos;
    • Resolver problemas e cálculos matemáticos envolvendo juros, porcentagens e impostos incluídos em valores de mercadorias pesquisadas no comércio;
    • Confeccionar uma linha do tempo informando como surgiu a cobrança de impostos e como este processo foi se desenvolvendo com o decorrer dos anos;
    • Instigar o aluno a ser um bom fiscalizador e administrador da moeda atual;
    • Cuidar do material escolar reconhecendo os gastos investidos nele;
    • Ler, interpretar, analisar e dramatizar variados gêneros textuais;
    • Entrevistar a diretora da escola para a obtenção de maiores dados sobre os gastos referentes à alimentação servida para os alunos no Projeto EPI;
    • Visitar órgãos comerciais para verificar como funciona o uso das notas fiscais.

    5. CONTEÚDOS:

    • Análise de textos informativos;
    • Fiscalização de atitudes adequadas e inadequadas em relação ao desperdício, tanto no meio ambiente familiar como no escolar;
    • Direitos e deveres;
    • Meios de comunicação em massa e suas contribuições para o consumismo;
    • Cobranças de impostos;
    • Juros e porcentagem;
    • Situações problemas e cálculos envolvendo juros e porcentagem;
    • Análise de preços e impostos incluídos em tais valores;
    • Cálculos relacionados à pesquisas de preços de produtos consumidos no comércio local,
    • Uso da moeda ( sistema monetário);
    • Gastos investidos no material escolar;
    • Economia e valorização da alimentação servida na escola no horário do lanche e no almoço da EPI;
    • Leitura, interpretação, análise e dramatização de variados gêneros textuais;
    • Coletas de dados referentes à alimentação servida para os alunos no Projeto EPI;

    6. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
    • Português;
    • Matemática;
    • História;
    • Geografia;
    • Literatura;
    • Jogos Matemáticos.

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  3. PROPOSTA DE PROJETO PARTE III

    7. METODOLOGIA

    • Os conteúdos acima listados serão trabalhados através de análise, interpretação, produção variadas gêneros textuais como: músicas, poesias, filmes, documentários, fábulas, placas, propagandas, imagens, cartazes, cruzadinhas, entrevistas, reportagens na mídia, dentre outros.
    • Será utilizado o Laboratório de Informática;
    • Os professores proporcionarão aos alunos atividades diversificadas em grupos, individuais, coletivas, seminários, que envolvam o computador (internet), vídeo, calculadora entre outros;
    • Serão visitados órgãos comerciais com o objetivo de observar o funcionamento do uso das notas fiscais;
    • Será realizada uma entrevista com a diretora da escola para a obtenção de maiores dados sobre os gastos referentes à alimentação servida para os alunos no Projeto EPI;

    8. RECURSOS

    Aparelho de som, CDs, DVDs, data show, cartolinas, papel pardo, pincéis atômicos, revistas, folhas xerocadas, cadernos, lápis, borrachas, canetas, computadores, notas fiscais, cola, quadro, giz, folhas de ofício, livros, aparelhos de televisão, lápis de cor, TNT, EVA e ônibus municipal.

    9. REGISTRO DO PROCESSO

    Os alunos estavam se mostraram interessados, realizaram a pesquisa na internet, tiraram duvidas quanto o uso da calculadora para calcular juros e porcentagem. Usaram textos informativos, na internet para realizar as pesquisas de história.

    10. AVALIAÇÃO E RESULTADO

    A avaliação foi processual e contínua, através de apresentações em grupos, participação, interesse, empenho, produções textuais, expressão oral e escrita, criação PPS, dentre outras atividades.
    O resultado foi satisfatório, alcançando os objetivos propostos e o problema em questão.

    11. DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

    O projeto foi divulgado após a conclusão das pesquisas e os PPS realizados. A socialização foi realizada a toda comunidade escolar e a quem interessar pudesse, num sábado que foi programado para a culminância deste projeto.

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