terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividade 1.6 Reflexão sobre a aprendizagem

Cursistas este espaço foi criado para as atividades do titulo acima.

7 comentários:

  1. Oi, onde estão as nossas outras postagens?
    Bom, repensando em todas as atividades feitas, acredito que atualmente não se pode trabalhar em sala de aula sem fazermos projetos. O projeto direciona o conteúdo e faz com que ele tenha sentido para os educandos. Claro que precisa ser bem estudado e elaborado. Não se pode apenas "jogar" o projeto para os alunos desenvolverem e não fazê-los entender e pensar a respeito do assunto. Os nossos educandos precisam compreender que tudo que faremos na nossa vida precisa ser planejado, por isso a importância do projeto. Bem, é isso! Tchau!

    ResponderExcluir
  2. A partir das leituras realizadas no guia do cursista podemos perceber a importância dos projetos em sala de aula. Conversamos e indagamos bastante sobre o assunto e concluimos que precisamos de uma organização e sequência para os conteúdos trabalhados, direcionando o aprendizado para os objetivos propostos. Após, lermos e debatermos sobre a entrevista " como se trabalha com projeto" feita com a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, podemos tirar nossas dúvidas e aprender um pouco mais sobre projetos, percebemos que podemos trabalhar um conteúdo para diversas disciplinas, podendo assim integrar melhor o aluno ao conteúdo trabalhado e assim fazemos um bom uso da internet, da calculadora e das midias em geral.

    ResponderExcluir
  3. "A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educarcrianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos , quanto a favorecer a atividade mental do aluno."
    "O saber que não vem da experiência não é realmente saber" Vigotsky
    O caminho para chegar ao saber necessita de outras pessoas envolvidas que fazem a mediação do conhecimento, isto significa uma educação de qualidade compatível com os meios tecnicológicos baseados em projetos da vivência da clientela, para despertar o desejo do aprender a aprender.
    Projetos bem elaborados juntamente com a clientela, objetivos claros e bem definidos conforme a necessidade de todos, automáticamente irão atingir todas as areas do conhecimento ( matemática, português, história entre outras), isto se chama intrdisciplinariedade.
    Para que a interdisciplinariedade aconteça, o projeto necessita despertar o interesse de todos os envolvidos, merecendo assim o seu destaque.
    As tecnologias ( internet) ajudam cada vez mais a aprimoraro conhecimento dos alunos, e para que isso aconteça permanentementeé necessário que os governantes adotem sistemas, programas seguros e qualificados para que nosso alunos venham sempre mais em busca do conhecimento com o avanço de projetos.

    ResponderExcluir
  4. Ao realizar leituras sobre projetos podemos observar o quanto ele é importante para o desenvolvimento do educando. O projeto Interdisciplinar realiza o desenvolvimento do aluno em todas as áreas,pois o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento,das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não.nesta perspectiva podemos dizer que trabalhar com projetos é de suma importância para o aprendizado do educando. Todo projeto necessita de uma organização anterior e colaboração entre todos os envolvidos. Neste sentido cabe a cada professor reavaliar sua prática pedagógica ,realizando as atividades na base da reciprocidade,onde todos possam caminhar juntos,professor e aluno em busca de um mesmo objetivo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana,
    As outras postagens estão no mês de Agosto, é só clicar ali do lado direito sobre o mês de agosto que aparece as atividades.
    A cursista Angelita da Cônego João Reitz organizou o Blog por atividades, assim ficou mais organizado e mais fácil de ler as atividades, certo?
    Um abraço, Angell

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADE 1.6- REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

    Com o surgimento de diferentes tecnologias, as informações rapidamente nos são transmitidas. Hoje, estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
    No desenvolver deste projeto percebi o quanto é desafiador fazer com que nossos educandos reconheçam sua própria identidade. A maioria deles ao elaborarem as novas regras de convivência escolar, repensaram várias vezes, pois a medida que, forem aprovadas tais regras teriam que ser cumpridas. Participar com os alunos na construção da sua identidade, do seu projeto de vida é gratificante e ao mesmo tempo importante. A mediação do educador, permite ao aluno encontrar seus espaços pessoais e sociais.

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE 1.6- REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

    Trabalhar com projetos é interessante pois você contextualiza um tema que tenha significado para os alunos. A partir deste tema, desenvolve-se atividades previamente planejadas, que podem ser interdisciplinares, visando solucionar a problemática do projeto.
    Devemos iniciar o projeto com o planejamento. Tudo em nossas vidas, devemos planejar. Em sala de aula não é diferente. Planejamos atividades a serem desenvolvidas, ter objetivos a alcançar e metas traçadas. Temos ainda, que prever os imprevistos e ter um Plano B.
    Através de um projeto, você trabalha um tema, em diversas disciplinas, e desenvolve atividades que os alunos compreendem o que estão trabalhando e vêem significado para sua vida.

    ResponderExcluir