Oi, onde estão as nossas outras postagens? Bom, repensando em todas as atividades feitas, acredito que atualmente não se pode trabalhar em sala de aula sem fazermos projetos. O projeto direciona o conteúdo e faz com que ele tenha sentido para os educandos. Claro que precisa ser bem estudado e elaborado. Não se pode apenas "jogar" o projeto para os alunos desenvolverem e não fazê-los entender e pensar a respeito do assunto. Os nossos educandos precisam compreender que tudo que faremos na nossa vida precisa ser planejado, por isso a importância do projeto. Bem, é isso! Tchau!
A partir das leituras realizadas no guia do cursista podemos perceber a importância dos projetos em sala de aula. Conversamos e indagamos bastante sobre o assunto e concluimos que precisamos de uma organização e sequência para os conteúdos trabalhados, direcionando o aprendizado para os objetivos propostos. Após, lermos e debatermos sobre a entrevista " como se trabalha com projeto" feita com a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, podemos tirar nossas dúvidas e aprender um pouco mais sobre projetos, percebemos que podemos trabalhar um conteúdo para diversas disciplinas, podendo assim integrar melhor o aluno ao conteúdo trabalhado e assim fazemos um bom uso da internet, da calculadora e das midias em geral.
"A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educarcrianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos , quanto a favorecer a atividade mental do aluno." "O saber que não vem da experiência não é realmente saber" Vigotsky O caminho para chegar ao saber necessita de outras pessoas envolvidas que fazem a mediação do conhecimento, isto significa uma educação de qualidade compatível com os meios tecnicológicos baseados em projetos da vivência da clientela, para despertar o desejo do aprender a aprender. Projetos bem elaborados juntamente com a clientela, objetivos claros e bem definidos conforme a necessidade de todos, automáticamente irão atingir todas as areas do conhecimento ( matemática, português, história entre outras), isto se chama intrdisciplinariedade. Para que a interdisciplinariedade aconteça, o projeto necessita despertar o interesse de todos os envolvidos, merecendo assim o seu destaque. As tecnologias ( internet) ajudam cada vez mais a aprimoraro conhecimento dos alunos, e para que isso aconteça permanentementeé necessário que os governantes adotem sistemas, programas seguros e qualificados para que nosso alunos venham sempre mais em busca do conhecimento com o avanço de projetos.
Ao realizar leituras sobre projetos podemos observar o quanto ele é importante para o desenvolvimento do educando. O projeto Interdisciplinar realiza o desenvolvimento do aluno em todas as áreas,pois o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento,das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não.nesta perspectiva podemos dizer que trabalhar com projetos é de suma importância para o aprendizado do educando. Todo projeto necessita de uma organização anterior e colaboração entre todos os envolvidos. Neste sentido cabe a cada professor reavaliar sua prática pedagógica ,realizando as atividades na base da reciprocidade,onde todos possam caminhar juntos,professor e aluno em busca de um mesmo objetivo.
Oi Silvana, As outras postagens estão no mês de Agosto, é só clicar ali do lado direito sobre o mês de agosto que aparece as atividades. A cursista Angelita da Cônego João Reitz organizou o Blog por atividades, assim ficou mais organizado e mais fácil de ler as atividades, certo? Um abraço, Angell
Com o surgimento de diferentes tecnologias, as informações rapidamente nos são transmitidas. Hoje, estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. No desenvolver deste projeto percebi o quanto é desafiador fazer com que nossos educandos reconheçam sua própria identidade. A maioria deles ao elaborarem as novas regras de convivência escolar, repensaram várias vezes, pois a medida que, forem aprovadas tais regras teriam que ser cumpridas. Participar com os alunos na construção da sua identidade, do seu projeto de vida é gratificante e ao mesmo tempo importante. A mediação do educador, permite ao aluno encontrar seus espaços pessoais e sociais.
Trabalhar com projetos é interessante pois você contextualiza um tema que tenha significado para os alunos. A partir deste tema, desenvolve-se atividades previamente planejadas, que podem ser interdisciplinares, visando solucionar a problemática do projeto. Devemos iniciar o projeto com o planejamento. Tudo em nossas vidas, devemos planejar. Em sala de aula não é diferente. Planejamos atividades a serem desenvolvidas, ter objetivos a alcançar e metas traçadas. Temos ainda, que prever os imprevistos e ter um Plano B. Através de um projeto, você trabalha um tema, em diversas disciplinas, e desenvolve atividades que os alunos compreendem o que estão trabalhando e vêem significado para sua vida.
Oi, onde estão as nossas outras postagens?
ResponderExcluirBom, repensando em todas as atividades feitas, acredito que atualmente não se pode trabalhar em sala de aula sem fazermos projetos. O projeto direciona o conteúdo e faz com que ele tenha sentido para os educandos. Claro que precisa ser bem estudado e elaborado. Não se pode apenas "jogar" o projeto para os alunos desenvolverem e não fazê-los entender e pensar a respeito do assunto. Os nossos educandos precisam compreender que tudo que faremos na nossa vida precisa ser planejado, por isso a importância do projeto. Bem, é isso! Tchau!
A partir das leituras realizadas no guia do cursista podemos perceber a importância dos projetos em sala de aula. Conversamos e indagamos bastante sobre o assunto e concluimos que precisamos de uma organização e sequência para os conteúdos trabalhados, direcionando o aprendizado para os objetivos propostos. Após, lermos e debatermos sobre a entrevista " como se trabalha com projeto" feita com a professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, podemos tirar nossas dúvidas e aprender um pouco mais sobre projetos, percebemos que podemos trabalhar um conteúdo para diversas disciplinas, podendo assim integrar melhor o aluno ao conteúdo trabalhado e assim fazemos um bom uso da internet, da calculadora e das midias em geral.
ResponderExcluir"A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educarcrianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos , quanto a favorecer a atividade mental do aluno."
ResponderExcluir"O saber que não vem da experiência não é realmente saber" Vigotsky
O caminho para chegar ao saber necessita de outras pessoas envolvidas que fazem a mediação do conhecimento, isto significa uma educação de qualidade compatível com os meios tecnicológicos baseados em projetos da vivência da clientela, para despertar o desejo do aprender a aprender.
Projetos bem elaborados juntamente com a clientela, objetivos claros e bem definidos conforme a necessidade de todos, automáticamente irão atingir todas as areas do conhecimento ( matemática, português, história entre outras), isto se chama intrdisciplinariedade.
Para que a interdisciplinariedade aconteça, o projeto necessita despertar o interesse de todos os envolvidos, merecendo assim o seu destaque.
As tecnologias ( internet) ajudam cada vez mais a aprimoraro conhecimento dos alunos, e para que isso aconteça permanentementeé necessário que os governantes adotem sistemas, programas seguros e qualificados para que nosso alunos venham sempre mais em busca do conhecimento com o avanço de projetos.
Ao realizar leituras sobre projetos podemos observar o quanto ele é importante para o desenvolvimento do educando. O projeto Interdisciplinar realiza o desenvolvimento do aluno em todas as áreas,pois o trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento,das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não.nesta perspectiva podemos dizer que trabalhar com projetos é de suma importância para o aprendizado do educando. Todo projeto necessita de uma organização anterior e colaboração entre todos os envolvidos. Neste sentido cabe a cada professor reavaliar sua prática pedagógica ,realizando as atividades na base da reciprocidade,onde todos possam caminhar juntos,professor e aluno em busca de um mesmo objetivo.
ResponderExcluirOi Silvana,
ResponderExcluirAs outras postagens estão no mês de Agosto, é só clicar ali do lado direito sobre o mês de agosto que aparece as atividades.
A cursista Angelita da Cônego João Reitz organizou o Blog por atividades, assim ficou mais organizado e mais fácil de ler as atividades, certo?
Um abraço, Angell
ATIVIDADE 1.6- REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
ResponderExcluirCom o surgimento de diferentes tecnologias, as informações rapidamente nos são transmitidas. Hoje, estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
No desenvolver deste projeto percebi o quanto é desafiador fazer com que nossos educandos reconheçam sua própria identidade. A maioria deles ao elaborarem as novas regras de convivência escolar, repensaram várias vezes, pois a medida que, forem aprovadas tais regras teriam que ser cumpridas. Participar com os alunos na construção da sua identidade, do seu projeto de vida é gratificante e ao mesmo tempo importante. A mediação do educador, permite ao aluno encontrar seus espaços pessoais e sociais.
ATIVIDADE 1.6- REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
ResponderExcluirTrabalhar com projetos é interessante pois você contextualiza um tema que tenha significado para os alunos. A partir deste tema, desenvolve-se atividades previamente planejadas, que podem ser interdisciplinares, visando solucionar a problemática do projeto.
Devemos iniciar o projeto com o planejamento. Tudo em nossas vidas, devemos planejar. Em sala de aula não é diferente. Planejamos atividades a serem desenvolvidas, ter objetivos a alcançar e metas traçadas. Temos ainda, que prever os imprevistos e ter um Plano B.
Através de um projeto, você trabalha um tema, em diversas disciplinas, e desenvolve atividades que os alunos compreendem o que estão trabalhando e vêem significado para sua vida.