terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atividade 2.5 Você, educador, está pronto para cultura digital?

Cursistas este espaço foi criado para as atividades do titulo acima.

6 comentários:

  1. Ambiente virtual de aprendizajem,embora a técnologia seja um elemento da cultura bastante expressiva,ela precisa ser divididamente compreendida em termos das implicações do seu uso no processo de ensino e aprendizajem. A elaboração de um projeto feito em parceria entre alunos e professores,deve ser entendido como uma organização aberta, que articula informações conhecida,atraves de pesquisas. Na ninha vivencia na ária da educação sinto ne preparada para utilizar essa ferramenta para auxiliar meus alunos no proximo ensino aprendizajem. Para isso, é necessário o prifessor desenvolver estratégias incluindo dinÂmica de trabalho que privilegiam a resolução de problemas,pedagogico que possibilitam a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Os profissionais de educação ainda estão bastante despreparados para trabalhar com o mundo digital, que tomou conta de nossa sociedade. Essa cultura que ja é dominada por nossos alunos ainda é um tabu para a maioria dos professores. Precisamos nos preparar para saber como usá-las e de que forma a tecnologia vai nos auxiliar nos projetos e no ensino. Será que o aluno está se apropriando de conhecimento ao fazer um uso livre no laboratório de informática?
    Precisamos acompanhar este processo digital e nos apropriar desse novo instrumento em sala de aula.
    Esta entrevista com a professora Léa Fagundes vem nos mostrar como pode ser possível o uso das tecnologias em sala de aula, como criar e desnvolver um projeto de varias disciplinas envolvendo as tecnologias, mas mais do que isso o curso vem nos mostrar que é possivel, aprendermos e criarmos aulas junto aos projetos e tecnologias. Mas também vem nos por em duvidas de como estamos trabalhando essas cultura em sala de aula.






    ,


    m

    ResponderExcluir
  3. 2.5- VOCÊ, EDUCADOR, ESTÁ PRONTO PARA A CULTURA DIGITAL?

    Trabalhar hoje com as novas mídias facilita a vida de muitas pessoas. Porém, ao mesmo tempo requer de paciência e dedicação para que estas sejam utilizadas corretamente. O processo de ensino-aprendizagem está cada vez mais voltado para mecanismos audiovisuais e interativos. Atualmente, podemos ter acesso a várias opções metodológicas, de possibilidades de organizar as aulas com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los.
    Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante lembrar que as tecnologias ainda estão distantes da vida de muitos educadores e educandos. A nova cultura digital ajuda-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com as colegas, devemos usar as tecnologias com responsabilidade, com propostas e projetos, com objetivo pré-definido, não apenas para preencher o tempo de uma aula sem planejamento.
    Basta ter objetivos claros e coerentes para que o aluno colabore e dê resposta positiva ao que dele se espera.
    Sonia 65

    ResponderExcluir
  5. Estamos vivendo a era das tecnologias, e para isso precisamos nos preparar acompanhando a evolução humana. Trabalhar projetos com toda cultura digital exige do professor conhecimento, paciência e dedicação, pois são instrumentos que venham aprimorar a aprendizagem dos alunos e inovar a prática pedagógica.
    A entrevista com a professora Léa Fagundes vem nos mostrar o quanto é possivel trabalhar projetos de maneira interdiciplinares com o uso das tecnologias em sala de aula.
    O uso das tecnologias para os docentes estão a caminho, mas é necessario ainda muitos esclarecimentos, cursos, inovações para que a cultura digital possa realmente assumir seu epaço no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  6. Desde os primórdios de sua existência que o homem busca novas inovações, e em meio a tudo isso encontramos as tecnologias. A cada dia nos surpreendemos com as mudanças ocorridas.As novas tecnologias vem mudando a cada dia a vida das pessoas em sociedade.
    Muitas mudanças ocorreram e em meio a tudo isso se faz necessário repensar a prática educativa . Nesta perspectiva passamos a ver o quanto é importante incorporar as tecnologias à sala de aula.
    O mundo virtual é cada vez maior e a educação por sua vez continua correndo atrás de tudo isso.As salas de informática é um meio que deveria auxiliar muito a contextualização de currículos,mas o que vemos são professores de informática despreparados para trabalhar com alunos.Pouco tem ajudado,pois a maioria dos professores contratados não tem didática,dificultando assim o aprendizado do educando.Parece que a sala de informática é apenas um local de divertimento e não de aprendizado. As salas de informática são de fundamental importância para a contextualização de conteúdos,por isso deveria investir no professor desta área,proporcionando cursos de capacitação.
    O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Inseri-lo na era digital é importante para prepará-lo como cidadão para a sociedade vigente.

    ResponderExcluir