segunda-feira, 22 de agosto de 2011

teste da Angel

Primeira postagem para testar o meu mais novo blog de coisas que eu faço.

72 comentários:

  1. Olá.....
    Vê se manda um monte de msg pra nós tah. rsss
    Ah, e de preferência bem fáceis rss
    Bjkssss
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Ops....msgs nao....Atividades....Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal.
    Sejam bem vindos ao curso "Elaboração de Projetos".
    Assim que puderem, enviem suas atividades para que todos possam compartilhar, a primeira é escrever sobre os "Projetos pessoais e/ou profissionais" de cada um...
    Bom curso à todos, qualquer dúvida liguem para 35215848/96135545 ou email ma_mello@yahoo.com br.
    Um abração à todos,
    Maria Angelica

    ResponderExcluir
  4. Bom pessoal, o meu projeto pessoal é continuar contribuíndo com a melhoria da educação, com a minha experiência profisional de 27 anos, dentre os quais fui efetiva 20h aulas de Inglês e 20h aula de Ed. Física, 02 anos na Direção de Escola, 02 anos no Núcleo Regional de Educação de Cascavel, 02 anos de Supervisora Escolar durante o período de 19 anos no Paraná.
    Estou em SC desde 1999, fiz os concursos e me efetivei na 22ªGERED como ATP em 2006 e na EEB Apolônio I. Cardoso no Arroio do Silva em 2007. Fiz Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, Estou no Setor do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais)para dar cursos do PROINFO para professores das redes Estadual e Municipal de Ensino para auxiliá-los no uso das tecnologias em sala de aula.
    Um abraço,
    Maria Angelica

    ResponderExcluir
  5. Oi Angélica. adorei sua foto com seu filhinho,Beijos Graça Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Oi Angélica aqui está chovendo muito e ai?

    ResponderExcluir
  7. Para iniciar a fala sobre projeto vou citar o trabalho que faço juntamente com minhas cursistas no curso Salto para o Futuro desde de 2009. Atribuí a elas um projeto para sala de aula complementando assim a carga horária do curso. Além desse projeto faço o projeto de curso sobre o tema do Salto para o Futuro pois é obrigatório.È isso aí , já trabalho aqui na GERED desde 2005 e agradeço a Deus todos os dias pois gosto muito do que faço.Hoje em nossas vidas tudo tem que ser projetado. Obrigada Graça Ferreira

    ResponderExcluir
  8. É verdade Graça, te dou os parabéns, pois você contribui muito com a educação através do seu trabalho.
    Pode ter certeza que você é muito valorizada pelos seus cursistas e isto é que importa.
    Obrigada pela sua contribuição com o nosso curso.
    Um abração, Angelica

    ResponderExcluir
  9. Oi Angelica depois posto meu projeto pessoal.

    ResponderExcluir
  10. ola so cursita trabalho com a educaçao de 2 professor e minha primeira experiensia e nao gostei.

    ResponderExcluir
  11. Oi Angelica meu projeto profissional é cursar uma faculdade de infomática. Penso que a infomática é uma ferramenta valiosa para a aprendizagem dos alunos. E trabalhar com projeto possibilita uma aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  12. OI ANGELL!!
    Testamos seu cd... funcionou...acredito que ai na GERED não funcionou porque nessas máquinas não havia entrada para cd ou dvd.
    desculpa a demora! bjs valesca.

    PS:Manda para gente a lista de endereços dos blogs da turma.

    ResponderExcluir
  13. TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM JUNTAS NA WEB

    Computadores portáteis que cabem na bolsa, carros que funcionam por comando de voz, celulares com televisão e internet. Essas são algumas das invenções tecnológicas que mudaram nossos comportamentos nas últimas décadas. Entre todas essas novidades, os especialistas são unânimes em defender que a mais revolucionária foi a INTERNET. A rede, como também é conhecida, ampliou nossos horizontes nos permitindo ter acesso ao mundo sem sair de casa. Se isso é bom é outro detalhe a discutir... Bom, nesse contexto surge a importância de se pensar na aplicação dessas novas tecnologias na educação, mais precisamente nas nossas ESCOLAS.
    AI GALERA VAMOS APROVEITAR BEM O CURSO DA ANGELL!!!
    BJÃO VALESCA

    ResponderExcluir
  14. Ola!!! da uma ajuda ai pra Cle pra ver se a coisa rola, kkkk]
    Ah, e diz pra Talita parar de andar pela sala q ela esta me deixando tonta!!!!! hehehe
    Bom curso para nõs então.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ MENINAS!ESTOU COM FOME E PENSEI EM COMER O BOLO DA MARISTELA.
    BOM CURSO PARA TODAS!BJOS.

    ResponderExcluir
  16. Olá gurias!

    Que blog mais diicil de sair, neh!

    Mas nós chegamos lá!

    Angelita, eu nem to andando na sala!!!

    Sara, vamos lá comer, estamos com fome!

    BjoOOO

    ResponderExcluir
  17. Oi Angell, que bom que deu certo nosso blog.
    bjus
    bom find
    xau..

    ResponderExcluir
  18. OI!!!
    DESCOBRI QUE NA VIDA EXISTE MAIS UMA COISA QUE NÃO VALE APENA: É O HOMEM VIVER SOZINHO, SEM AMIGOS, SEM IRMÃOS, SEMPRE TRABALHANDO E NUNCA SATISFEITO COM A RIQUEZA QUE TEM.
    POR ISSO É QUE ESTOU VIVENDO UM MOMENTO DE DEDICAÇÃO A MINHA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
  19. Oi Angell!!! São tantos planos mas quando temos que escrever é tão complicado, faltam palavras. Como profissionais da educação, temos que estar sempre nos atualizando,principalmente com a tecnologia, pois nossos alunos tem acesso a tudo nos dias de hoje. Por isso este curso vem a ser muito importante.
    beijo!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Angélica! Bom. o meu projeto profissional é fazer com meus alunos saiam preparados para enfrentar a vida fora da sala de aula. Muitos alunos têm a ideia de que o mundo é um grande parque de diversões e acabam se decepcionando quando tem que enfrentar algum desafio. Então sempre trabalho mostrando-lhes que eles precisam serem bons e fortes para enfrentar os obstáculos da vida. Tchau!

    ResponderExcluir
  21. Oi Angel! Sou professora de história e geografia efetiva no Estado com 10 horas semanais.Tenho como projeto de vida aumentar minha carga horária para 40 horas.Para que meu projeto se concretize estou me removendo para outra escola.Isso me deixará muito feliz e realizada.

    ResponderExcluir
  22. Oi Angell,
    Obrigada por me ajudar, até que enfim vou conseguir postar minhas atividades.
    Um abraço,
    Joseane

    ResponderExcluir
  23. Oi pessoal, tá na hora de postar as outras atividades do 1º Eixo, já está chegando perto do 2º encontro e quero tirar as dúvidas de vocês para continuarmos o curso sem mais problemas!!!!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  24. atividade 1.3-Projeto e suas caracteristicas.
    Projeto vem do latim,projectus,ou seja, lançar para adiante.Desta forma trabalhar projetos é esboçar algo que você deseja atingir mediante a uma ação.Portanto projeto envolve a intenção do educador,o conhecimento dos contúdos,objetivos,entendumento da realidade que atua,as expectativas dos alunos,nunca esquecendo de considerá-los sujeitos da aprendizagem para a construir seu conhecimento.
    O projeto deve envolver a escola para conseguir propiciar a contrução do conhecimento.Minha escola trabalha com Projetos desde 2005 quando foi implantado o projeto EPI, toda a escola participa e faz as atividades e ações em conjunto.Esse forma de trabalhar projetos
    é um processo que cada escola deve vivenciar a seu modo e de acordo com sua realidade.Essa nova forma de aprendizagem busca romper com o ensino tradicinal que visa só decoreba e não compreensão!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. OLÁ ANGEL!!! POSSUO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA E ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA. TRABALHO NA E.E.B. ABEL ESTEVES DE AGUIAR, SENDO QUE 11 ANOS COMO PROFESSORA E 03 ANOS COMO ASSISTENTE TÉCNICO PEDAGÓGICO. ACREDITO QUE A SOCIEDADE SÓ PODERÁ SER MELHORADA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. PORTANTO, PROCURO CONTRIBUIRIR NESTE PROCESSO PROPORCIONANDO AOS EDUCANDOS UM NOVO PENSAR ATRAVÉS DOS VALORES, DOS SEUS DIREITOS E DEVERES. MEU FUTURO PROJETO É FAZER A PARTE CLÍNICA DA PSICOPEDAGOGIA NO ANO DE 2012. BJS!!!!

    ResponderExcluir
  27. Atualmente sou segunda professora de uma aluno no 4 ano do ensino fundamental. Meu Projeto Profissional é continuar trabalhando na area da educação fundamental e especial. Amo meu trabalho e procuro sempre me aperfeiçoar nesta area. Acredito que este curso será mais um passo importantante para minha carreira, ja que cada vez mais precisaremos utilizar midias e prrojetos para planejar nossas aulas e nossas atividades curriculares e pessoais.Pretendo continuar, no proximo ano meu trabalho como segundo professor, mas também quero 20 horas como professor em anos iniciais, pois acretido que esta convivencia sera importante para meu crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  28. Angel tenho uma sugestão para postarmos nossas atividades: criar um topico para cada atividade, assim ficara mais organizado nossos comentarios quanto as atividades postadas pelos grupos, para podermos discutir edebater as atividades postadas.

    ResponderExcluir
  29. Oi Angélica. Bom, repondendo a pergunta 1.3, eu acredito que nem todo projeto é interdisciplinar, porém é bem difícil trabalhar um projeto focado em apenas uma área do conhecimento. Quando o projeto abrange várias áreas do conhecimento, o aprendizado será mais rentável e levará o aluno a aprender o conteúdo de forma ampla, e não de forma restrita. Ao elaborar um projeto, o professor deve levar em conta que está aplicando uma maneira nova de ensinar e aprender, onde ele e os alunos devem ser autores. Não deve trazer o projeto pronto, fazendo que seus alunos sejam meros expectadores do seu trabalho, que muitas vezes pode não ter significado algum para os mesmos. Os projetos são feitos com o objetivo de construir boas situações de aprendizagem, nas quais deve-se evitar compartimentalizar o conhecimento a dar aos educandos sentido ao esforço de aprender. Tchau!

    ResponderExcluir
  30. Oi, meu projeto de vida gira em torno da minha família e da escola onde trabalho. A família envolve grande parte do meu tempo, incluindo responsabilidades, atenção, doação, troca de experiências... Afinal, cuidar de três filhos sozinha é uma responsabilidade muito grande e meu objetivo é que aprendam a valorizar as pequenas coisas do dia a dia. Na escola não é diferente, pois nossa profissão exige responsabilidade, dedicação, troca de experiências, sem contar que enfrentamos muitos desafios diariamente, por isso, atualizar-se é importante e necessário para contribuir cada vez mais para a melhoria da educação.

    ResponderExcluir
  31. Oi, estou testanto a postagem de comentário no seu blog, para que depois possa postas as atividades.

    Beijos e bom findi!

    ResponderExcluir
  32. ATIVIDADE 1.3
    A educação é um todo. Os saberes devem estar articulados entre professor, aluno e comunidade de maneira dialógica. Por isso, quando um projeto se constrói por meio de estudos dos problemas reais, em vez dos conteúdos geralmente demarcados para uma disciplina, faz-se necessário adotar uma abordagem interdisciplinar. Acredito ser impossível trabalhar um projeto ou um tema dentro de uma abordagem puramente disciplinar. Precisamos superar a dicotomia na escola e agir de forma democrática para que o trabalho interdisciplinar se concretize. E assim, eliminando divisões entre disciplinas transformando a maneira de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  33. Projeto Pessoal / Profissional
    Estamos vivendo um mundo de novos saberes e conhecimentos diversificados, vinculados as novas tecnologias em uma sociedade em conflitos, em que o ser humano enfrenta muitos paradigmas com relação ao saber.
    Somos todos seres humanos e para tal devemos ser respeitados. Enfrentamos dificuldades na aprendizagem e que merecem atenção, confinça, auto-estima do profissional de educação que trabalha com o aluno.
    Apartir deste pensamento, defini metas a serem atingidas em meu trabalho profissional que visem construir projeto de estudo a ajudar alunos de uma turma A que encontram dificuldades de aprendizagem. Sentindo a necessidade de aprender percebi, dando maior enfase a leitura como parte integrante desse processo o quanto o mesmo e necessario e indispensavel para o conhecimento.
    O meu grande desafio como educadora é não deixar o aluno sair da escola sem estar alfabetizado e desenvolver o letramento da melhor forma possivel, acreditando em seu potencial junto com a auto estima.
    Acredito que desenvolvendo a leitura e deixando o aluno desenvolver seu senso critico, com metodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o proprio aprendizado e , assim, aprender a aprender (Decroly).

    ResponderExcluir
  34. Atividade 1.3
    Grupo: Escola Conego. Angelita, Cledir, Jucemara (Sara), Maria Terezinha (Lena), Talita

    Projetos e suas caracteristicas
    Projeto é algo aberto e flexivel ao novo. É estudo, pesquisa, investigação, entre outras...Interdisciplinar porque envolve as diferentes areas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem, mesmo surgindo de um unico tema. Como o projeto é flexivel pode ser revisto, reelaborado, estudado e receber intervensão do professor em forma de acompanhamento do processo e na busca de desafios que possam ajudar o aluno a aprender.
    Para que um projeto seja desenvolvido com clareza, objetivos, intensionalidade, a escolha da tematica devera surgir conforme a necessidade e o interesse do aluno. Assim ele abragera todas as areas do conheciento.
    É nesse processo, na parceria professor/aluno/aprenzagem que acontece a interdisciplinariedade, pois o aluno instigando o assuntoirá necessitar automaticamente entrar em todas as areas do conhecimento e suas disciplinas.
    O desenvolvimento de um projeto implica em pesquisas, revistas, jornais, compurador, entre outros..., isto ajudara o mesmo a enfrentar obstaculos negativos encontrados em algumas disciplinas, porque tudo ira desenvolvendo de forma natural, objetiva e ao mesmo tempo tornando-o prazerozo, rompendo com o espaço somente de sala da aula.
    Todo projeto, o aluno é sujeito da aprendizagem-ativo e autonomo para criar, construir e representar o conhecimentoe o professor mediador deste contexto.

    ResponderExcluir
  35. ATIVIDADE 1.3

    Penso que um projeto focado apenas para uma área do conhecimento, tende a comprometer o aprendizado do aluno, não dando possibilidade do mesmo em ampliar suas descobertas e saberes. Ao elaborar um projeto o professor deve estruturar o mesmo de forma que este possa abranger várias áreas do conhecimento, onde os alunos possam interagir no processo ensino-aprendizagem. Nossos alunos não devem ser tratados como expectadores e sim como elementos principais que atuam em nossos projetos. Bjs.

    ResponderExcluir
  36. fessoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, conseguíiiiiii, hehe

    ResponderExcluir
  37. Oi povo da Cônego,
    Que legal a participação de todas vocês no curso.
    A atividade 1.5 é proposta de projeto, tentem abrir o DVD, que lá tem o roteiro que é pra seguir, nâo é o projeto pronto, é proposta de um projeto que só vai estar finalizado na última atividade do curso, OK?

    ResponderExcluir
  38. Oi Angelita,
    Gostei da sua sugestão, o problema é que cada cursista vai postando as atividades conforme sua disponibilidade de tempo.

    Se você achar alguma atividade interessante e quizer comentar , é só especificar o cursista e comentar.
    Obrigada, beijo
    Angelica

    ResponderExcluir
  39. Atividade 1.3 Projeto e suas características:
    ~> Todo projeto é indisciplinar?
    De acordo com Almeida, o projeto evidencia uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, tornando permeável suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.
    ~> É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
    Penso que deva haver um meio termo,a final, o conhecimento disciplinar oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo e o conhecimento interdisciplinar dá-lhe a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Logo, ambos se realimentam e um não existe sem o outro.

    ResponderExcluir
  40. Olá, estamos reunidas aqui na EEB Abel E. de Aguiar, já estamos no segundo encontro.
    É uma turma muito participativa, acolhedora e simpática.
    Com elas eu estou adquirindo experiência para continuar o curso com os outros cursistas.
    Valeu meninas da Abel, vocês são demais!!!!!!!
    Um abração, Angell

    ResponderExcluir
  41. fessoraaaaaaaaaaaaaa
    eh projetooo interdisciplinarr hehe

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Olá Liege, Jo, Joseane, Cris, Cari...
    Pela leitura da ativ. 1.3 de todas vocês, percebi
    que o entendimento do que é um projeto interdisciplinar está bem claro para vocês.
    Como tenho conhecimento de alguns projetos desenvolvidos pela Equipe da Abel, sei como vocês valorizam projetos interdisciplinares.
    Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. daleee Abeeeeeeeeeellllllllll, eh nóisss qe dança Maikon Jackon hehe

    ResponderExcluir
  46. GRUPO: Liege, Carina, Silvana, Joelma, Lucir e Genésia.
    E.E.B.Abel Esteves de Aguiar- Praia Grande.

    ATIVIDADE 1.5
    TEMA: Cidadania e direitos humanos

    Objetivo: Mostrar aos educandos a evolução dos direitos humanos para os mesmos melhorarem a convivência na escola e consequentemente na sociedade.

    Metodologia: Reunir os alunos de 5º ano a 8ª série em aulões, onde será explanado o surgimento e a evolução dos direitos humanos e também será elaborada uma cartilha sobre os direitos e deveres do aluno na escola. Os alunos serão divididos em grupos para discutirem e elaborarem regras de convivência na escola. A culminância da atividade se dará com a discussão de todas as regras para elaboração de uma cartilha que será usada como documento no ambiente escolar. Beijos. T

    ResponderExcluir
  47. QUANDO SE QUER ATINGIR UM OBJETIVO E PRECISO CRIAR UM PROJETO,QUE ESTA SEMPRE COMPREMETIDO COM AÇOES,MAS É ALGO ABERTO E FLEXIVEL AO NOVO.UM PROJETO PARA SER TRABALHADO OU INICIADO E PRECISO QUE PARTA DA REALIDADE DOS ALUNOS,E SO ASSIM O PROFESSOR VAI SABER COMO TRABALHAR COM A REALIDADE DE CADA UM QUE LEVA O ALUNO A PESQUISAR EM DIFERENTES FONTES,BUSCAR,SELECIONAR E ARTICULAR INFORMAÇÕES COM CONHECIMENTO QUE JA POSSUI PARA COMPREENDER MELHOR ESSAS QUESTÕES,TENTAR RESOLVE-LOS OU CHEGAR A NOVA QUESTÕES.A VIDA EA CIENCIA SÃO PERMEADAS DE INCERTEZA E VERDADES PROVISÓRIAS.O PROJETO IMPLICA EM ROMPER COM O TEMPO E O ESPAÇO DA SALA DE AULA PRINSIPALMENTE PORQUE O OBJETIVO PEDAGOGICO E O POTENCIALIDADE DE CADA RECURSO COMO DE LIVROS INTERNETI TV OU DE UMA INTREVISTA.

    ResponderExcluir
  48. Atividade 1.1 Individual:

    Meu projeto pessoal / profissional

    Trabalho como Assistente de Educação na EEF Cônego João Reitz - Santa Rosa do Sul. Profissionalmente, é o mehor lugar que poderia trabalhar. Moro nesta comunidade e esta é a escola onde estudei, agradeço a Deus por ter a oportunidade de trabalhar aqui, junto com meus antigos professores, com amigos e a cada ano, com pessoas diferentes que escolhem trabalhar aqui. Nosso trabalho pedagógico é desenvolvido com muito amor e dedicação!
    Ainda temos muito que fazer para melhorar nossa comunidade escolar.
    Mas a gente chega lá!
    Pessoalmente, gosto da area onde atuo, na secretaria da escola e busco me aperfeiçoar, para desenvolver melhor meu trabalho.

    Por hoje é só pessoal!
    BjoO da Talita

    ResponderExcluir
  49. Oi Angell,
    Estou de licença saúde, terei mais tempo para postar as atividades.
    Um abraço, Daise

    ResponderExcluir
  50. At.1.3 As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.

    ResponderExcluir
  51. Atividade 1.3
    Grupo: Crislaini, Cristiane e Rosimeri
    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos diferem principalmente, no fato de que são temporários e exclusivos.São como o ciclo de vida, estão sempre em modificação, ou seja, cada início de fase define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na execução e o fim marcado pela revisão dos produtos. Assim, fica claro que o projeto para uma melhor execução deve ser interdisciplinar,pois envolve mais de uma área de conhecimento. Sendo que é possível desenvolver um projeto focado em uma determinada área do conhecimento, e que as demais áreas possam contribuir de várias maneiras para enriquecer o projeto desenvolvido.

    ResponderExcluir
  52. Atividade 1.6-Reflexão sobre a aprendizagem.
    Sobre projeto o que aprendi foi que esta nova abordagem didática visa ampliar o conhecimento do aluno(este é nosso foco principal),partindo da sua realidade e ampliando seus conhecimentos. Sabemos que em todo projeto acontece imprevistos:o tema as vezes não interessa os alunos, as atividades também podem não dar certo,mas é nessa hora que temos a possibilidade de rever o caminho planejado e reinventar o percurso.Essa é a vantagem de se trabalhar com projetos pedagógicos na escola. Aprendi e estou sempre aprendendo muito com os temas que são abordados na minha escola Abel.E para um projeto funcionar tem que haver cooperação de todos os setores da escola.Pois todos são importante para o andamento do projeto.

    ResponderExcluir
  53. Atividade 1.1
    Superar dificuldades…. Estabelecer metas… Eis aí um grande projeto. A disposição!!!
    Quando me refiro a disposição, quero dizer que, devemos estar dispostos a enfrentar as nossas dificuldades; dia a dia; uma a uma; conforme elas vão surgir. Não há como estabelecer metas, nesse caso, porque não sabemos quais serão, elas ainda não estão listadas, pra que possamos nos preparar antecipadamente. Elas, as dificuldades, que vão surgir ao longo de nossas vidas...
    Então... Disposição é a palavra chave! Para passar por todas elas. Matando os leões de cada dia. Mantendo-nos no centro e no comando de nossas ações, mantendo a harmonia com nosso próprio ser, e com isso estaremos proliferando harmonia e paz aos que estão ao nosso redor, aos nossos colegas e local de trabalho.

    ResponderExcluir
  54. Atividade 1.3


    Todo projeto é indisciplinar?
    É sim! De uma forma ou de outra todo projeto abre margens para a interdisciplinaridade. Por mais que se queira focar em um tema, com o andamento deste, a relação com o que já se estudou acaba dando uma visibilidade entre as demais disciplinas, ou situações de vida.
    É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
    Os projetos focados para uma área específica tem objetividade temporária e exclusiva. Por mais que uma disciplina tenha um enfoque direcionado, qualquer que seja o tema, sempre será associados pelo aluno, e a partir deste ponto estará se estabelecendo a relação com o que já se aprendeu, tanto na escola como em sua vida, sendo flexíveis e promovendo a interdisciplinaridade .

    ResponderExcluir
  55. Atividade 1.1

    Sou professora do Ensino Fundamental do 1º ao 5ª ano, formada em Pedagogia, Educação Infantil, Ensino Médio, Ensino Fundamental e especialização nestas áreas.
    Trabalho 20 anos com Ensino Fundamental,amo o que faço e tenho me esforçado por uma educação melhor.Sei que no mundo em vivemos é difícil realizar o que sonhamos,pois estamos cercados de vários obstáculos.
    Realizamos em minha escola projetos Interdisciplinares e planejamento com os outros professores. Porém enfrentamos dificuldades que sei que só serão sanadas quando trabalharmos o verdadeiro sentido da existência do ser humano e do amor ao próximo.
    Sonho com uma educação voltada para a valorização do “EU”, onde todos sejam respeitados e amados: pais, alunos, professores...
    Sei que isso só será possível quando a humanidade abrir o coração para “Deus”,crendo e respeitando a vida e o seu criador.
    Uma frase de Augusto Cury:
    “Sábio não é a pessoa que não erra, não se frustra e nem sofre perdas, mas é aquela que aprende a usar suas dificuldades como alicerce da sua sabedoria.”

    ResponderExcluir
  56. E.E.B.Abel Esteves de Aguiar- Praia Grande
    Grupo:Carina,Liege,Lucir,Joelma,Genesia e silvana.
    Atividade 2.2- Compartilhamento do Projeto em ação.
    O nosso projeto está baseado na cidadania. Sendo assim ensinar cidadania é dar oportunidade de o aluno participar da criação de regras para seu convivio no ambiente escolar.A primeira dificuldade que encontramos na realização dos aulões,foi os alunos se concentrarem e saberem explanar suas ideias.Mas após alguns encontros onde era sempre explicado sobre seus direitos e deveres,os alunos começaram a compreender que participar é respeitar as ideias de todos do grupo escolar. Assim com após muitas reflexões e debates os alunos construiram a cartilha de regras para a escola Abel Esteves de Aguiar.Foi gratificante para nós professores esse momento de aprendizado.

    ResponderExcluir
  57. E.E.B.Abel Esteves de Aguiar- Praia Grande
    Grupo:Carina,Liege,Lucir,Joelma,Genesia e Silvana.
    Atividade 2.3 Currículo e suas Características.
    O tema currículo é muito abrangente,pois até hoje há estudo para defini-lo,e tentar conceituá-lo.Mas no nosso entendimento quanto currículo é que este é documento que orienta(norteia) por onde a escola deve caminhar para atingir sua meta:a aprendizagem significativa do aluno.
    Partindo desse pressuposto deve-se integrar o currículo o uso do computador para que haja uma transformação significativa na aprendizagem do aluno.
    No contexto histórico em que vivemos,não podemos mais ignorar o uso das tecnológias digitais como instrumentos de informação e comunicação.Portanto, isso implica uma nova maneira de expressar o pensamento,a comunicação,perceber o espaço e o tempo,organizar e produzir conhecimento através do uso das múltiplas linguagens( escrita,sonora,visual). E para concluir nosso pensamento, ressaltamos o que diz Almeida( 2002, p.50) "O ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação problemática em situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessaárias".

    ResponderExcluir
  58. Grupo: GRUPO : CRISTIANE, CRISLAINI, ROSIMERI E JOSIANE.
    E.E.B. ABEL ESTEVES DE AGUIAR- PRAIA GRANDE.
    ATIVIDADE 1.5

    TEMA: Ondulatória e acústica.

    OBJETIVO GERAL


    Compreender que a física é parte integrante da cultura de qualquer povo identificando sua presença em diferentes âmbitos e setores, utilizando-se dos instrumentos musicais para facilitar a aprendizagem, a socialização e o raciocínio lógico.


    OBJETIVOS ESPECÍFICOS.


    • Mostrar que a transmissão do som no ar se faz por meio de ondas.
    • Reconhecer que um corpo quando vibra com certa rapidez, produz som.
    • Identificar algumas diferenças entre sons produzidos por diversos instrumentos e voz humana.
    • Determinar a velocidade do som no ar e a sua frequência dentro de um tubo.
    • Demonstrar uma escala sonora com instrumentos feitos de materiais reciclados.
    • Construir instrumentos musicais que possibilitem a compreensão do fenômeno da ressonância.
    • Realizar uma visita de campo a uma comunidade indígena.
    • Apreciar e discutir sobre o modo de confecção dos instrumentos indígenas.

    METODOLOGIA

    O projeto será desenvolvido através das seguintes etapas:

    a) Leituras investigativas para selecionar e fazer a transcrição referente ao tema escolhido para elaboração do referencial teórico.
    b) Elaboração de um plano de aula, cujo tema, abrange o campo cientifica (Física), para ser aplicado na turma da 8ª série da: E.E.B.Abel Esteves de Aguiar, utilizando instrumentos musicais para facilitar o entendimento da “Ondulatória e Acústica”, sendo que, durante as aulas poderá ser utilizadas pausas para perguntas e esclarecimentos.
    c) Aplicação das aulas e atividades previstas no plano.
    d) Ordenação de ideias e elaboração da conclusão da pesquisa.

    ResponderExcluir
  59. GRUPO: CRISTIANE, CRISLAINI, ROSIMERI E JOSEANE
    E.E.B. ABEL ESTEVES DE AGUIAR.
    ATIVIDADE 1.6.

    Analisamos que o nosso projeto tem um referencial cientifico, pois, é uma investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso, sendo que o tema deste projeto atual é ondulatória e acústica. Percebemos que em uma pesquisa científica a elaboração de um projeto é uma etapa imprescindível, pois fazer um projeto é lançar ideias para frente, é prever as etapas do trabalho, é definir aonde se quer chegar com ele. Sabe-se, portanto, que uma pesquisa científica tem o objetivo de descobrir algo novo ou mesmo explicar e esclarecer um fato que ainda não está muito claro para as pessoas. Pode ser realizada em qualquer área do conhecimento, geralmente nascendo a partir de uma ideia, de um tema ou mesmo de um conteúdo específico, como é no nosso caso conteúdo especifico. Pesquisar faz com que o ser humano tenha interesse em descobrir, explorar, interpretar coisas do nosso meio social. A pesquisa faz com que o aluno tenha vontade de seguir em frente com os seus objetivos criando uma atmosfera de conhecimentos que faz do seu dia de dia um processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve em planejamentos, atividades, e construção de uma didática mais elaborada e objetiva.

    ResponderExcluir
  60. GRUPO: CRISLAINI, CRISTIANE, ROSIMERI E JOSEANE
    ATIVIDADE 2.2

    A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, a qual necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais, culturais e diversidade das condições ambientais que são oriundos do cotidiano dos alunos. É responsabilidade da educação, despertar o interesse de um indivíduo para resolver problemas da sociedade em que vive. Por isso, a importância de apropriar-se dos conhecimentos científicos para que ocorra o desenvolvimento social, político e econômico de cada cidadão. Partindo desse pressuposto, na escola o aluno é envolvido por uma série de conteúdos que se fazem presentes no seu dia-a-dia, assim, associar a física à música é saber que a física é a ciência dos sons, das escalas e dos instrumentos musicais atraindo o aluno para esse estudo. Coube a nós professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças pudessem entrar em contato com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas. Sob este prisma, a partir da lei 11.645, sancionada no dia 19 de março de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ampara a inclusão da cultura indígena como conteúdo obrigatório no currículo escolar, o presente projeto se propôs a resgatar a cultura de confecção dos instrumentos musicais utilizados pelos povos indígenas, a fim de constatar que os conteúdos, ondulatória e acústica, que estão inseridos na ciência, se fazem presentes em todos os tipos de instrumentos musicais, desde os mais primitivos, como os dos indígenas, até os mais elaborados e complexos como o violino, o saxofone, o acordeom entre outros. Umas das dificuldades que encontramos foi provar que os instrumentos musicais podem ser criados pelas nossas próprias mãos e que produzem sons afinados iguais ou semelhantes aos instrumentos comprados prontos.

    ResponderExcluir
  61. E.E.B.Abel Esteves de Aguiar- Praia Grande
    Grupo: Carina, Liege, Lucir, Joelma,Genésia e Silvana.
    2.6- Reflexões sobre a aprendizagem
    Com a evolução constante das tecnologias, é essencial articular o currículo às novas tecnologias com a intenção de caracterizá-las como ferramentas que dão suporte e ao mesmo tempo alimentam a prática pedagógica. Entretanto, podemos observar que para ter um bom êxito nesta união, precisa-se de uma boa estrutura tecnológica. No entanto, sabemos que a nossa realidade na educação não possibilita que a maioria de nossas escolas tenham acesso às mídias devido a falta investimento do setor público. Apesar de todos os obstáculos educacionais nós, como educadores, utilizamos os recursos disponíveis na unidade escolar, da melhor maneira possível para que haja um enriquecimento maior no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  62. Atividade 2.5- Você professor está preparado para cultura digital?
    Sim, eu estou preparada. Penso que a cultura digital é um processo sem volta, porque a tecnologia faz parte de nosso tempo e assim temos que nos adaptar a essa realidade. E na área da educação a cultura digital possibilita um leque de opções para uma aprendizagem de qualidade. Temos softwares educacionais que são interativos que ajudam os professores explicarem de forma mais lúdica o conteúdo. Mas temos que ressaltar que usar o computador(internet) tem que tem um objetivo claro e estar de acordo com seu conteúdo para ampliar o aprendizado do aluno. Informática não é deixar o aluno livre para escolher o jogo, para brincar, mas jogar para aprender. O aluno deve reconhecer que a informática é importante para sua aprendizagem, e é um recurso dinâmico e interativo. E cabe aos professores orientarem quanto à importância dessa ferramenta.

    ResponderExcluir
  63. 2.5-Atividade do blog: VC educador, está pronto para a cultura digital?
    Penso que educar na cultura digital é também aprender na cultura digital, afinal a troca é fator fundamental. Acrescenta que também é incentivar a participação do aluno para que utilize suas próprias estratégias com o uso das ferramentas digitais.Estar pronto para a cultura digital é repensar o currículo escolar e retomar o conceito de educar. Este é um ponto extremamente importante que deve estar presente sempre, além do professor ter a sensibilidade de integrar no aprender o que de importante e interessante acontece ao redor.

    ResponderExcluir
  64. Refletindo sobre a aprendizagem...... logo postarei meu comentário. beijos!

    ResponderExcluir
  65. 1.6- REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM: PROJETOS. No proccesso ensino-aprendizagem, o professor deve desempenhar seu papeel de mmediador entre o conhecimento e o aluno. O professor deve valorizar as iniciativas individuais e coletivas, possibilitando oportunidades para que estes possam colocá-las em prática. Desenvolver projetos é muito importante no sentido de podermos trabalhar de forma contextualizada,envolvendo várias áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir